As palavras voadoras, são as que colidem e formam. As palavras guardadas são as que te definem.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Bairrismo
Olá a todos.
Com muita confusão escrevo meu segundo post, pretendo organizar melhor esse blog tendo dias específicos para cada coisa, afinal tenho zilhões de acontecimentos que se eu postar diariamente isso vira um diário.
Hoje vou falar sobre uma coisa que realmente me incomoda, o maldito bairrismo.
Pra quem não sabe, o bairrismo é a mania imbecil de defender com seu sangue a região em que você nasceu e/ou mora. O bairrismo é como um nacionalismo mais concentrado(também sou contra o nacionalismo).
É incrível a insistência de algumas pessoas em querer provar que sua cidade ou estado é melhor que o resto do país, sendo que melhorando sua região automaticamente melhora o país e vice-versa. Esse orgulho estúpido de um pedaço de terra na qual você pisa em cima não faz sentido nenhum pra mim, é só mais um modo de se fechar em um grupo de pessoas fracas mentalmente que sai gritando em nome de uma bandeira colorida pra se sentir bem.
Eu sei, todos pensam nos gaúchos quando se toca nesse assunto, por isso escolhi uma imagem que nem fala deles. Os gaúchos são sim em geral muito bairristas, mas nós curitibanos também somos.
Porque temos que torcer necessariamente pro Atlético_PR ou pro Coritiba por exemplo?(tadinho do Paraná)
O bairrismo Rio-SP também parece muito forte assim como o pernambucano. Mas em quê especificamente isso ajuda?
Ouvi várias vezes essa frase: "esse povo é muito chato, mas admito que admiro o modo como eles valorizam a região deles" E DAÍ? Talvez se pessoas fossem valorizadas como um todo nós nunca teríamos uma visão tão obtusa a ponto de apenas amar o que está em nossa volta.
Se sua região é boa, ótimo, aproveite isso e principalmente se preocupe com regiões que não estão tão bem assim. Encher a boca e dizer "nós somos melhores nisso e naquilo" não te torna melhor, apenas você vai parecer um arrogante e vai expor sua ignorância.
O que me irrita é essa mania de divisão, um segmentarismo sempre malévolo que serve apenas pra gerar discussões eternas e sem objetivo. Na verdade, quanto mais sua mente expande, mais a região de sua preocupação expande também, não somos cariocas, gaúchos, curitibanos ou brasileiros... SOMOS TERRÁQUEOS!
Que fique claro, amo minha cidade, gosto do meu país, mas adoraria conhecer mais lugares e crescer entre muitas culturas. Regiões são belas, cidades são belas e culturas são indecifráveis, mas tomar tais coisas como um estandarte comparando com defeitos de outros lugares é uma estupidez totalmente descartável.(a qual já pratiquei)
Como toda coisa estúpida no mundo, o bairrismo sempre terá milhões de adeptos.
Adios amigos. =)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário