segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conscientiz-AÇÃO!


Olá a todos,

Então, eu não vou mais pedir pra ninguém comentar aqui, é muito chato comentar.
Eu tentei comentar no blog da minha cunhada esses dias e simplesmente não consegui. Sério.
Quando eu ia comentar, pedia minha conta do google, eu logava e voltava pra tela de comentário e assim ia eternamente. Mas Anne, eu leio seu blog =)
O legal desse blog é que agora já tenho mais uma atividade pra fazer debaixo dos cobertores nesse inverno.. Blogar.

Ok, vamos lá...

Você é consciente sobre o aquecimento global? -Sim, eu sou, me importo muito com isso e odeio o desmatamento.
Você deixa de sair de carro algumas vezes utilizando no lugar bicicleta ou transporte coletivo pra não emanar mais gás carbônico? -É..não.....

Então você não é consciente, é informado. (Calma, eu também não me considero conscientizado)

Vamos deixar bem claro isso, informação é apenas o primeiro passo pra conscientização. O modo perfeito pra que realmente se resolva um problema comportamental de uma população segue as seguintes etapas:

Informação - Consciência - Cultura

A informação pode até não ser tão difundida quanto gostaríamos, mas ela geralmente está bem disponível e as pessoas em geral têm boa parte dela. Por exemplo:
Todos sabem a importância do uso da camisinha, sabem sobre DST, gravidez indesejada, etc... Mas mesmo assim, uma boa parte das pessoas não usa camisinha simplesmente por não gostar de usar. Nesse caso, a vontade é superior a sua noção do perigo, logo, a pessoa tem apenas informação sobre o caso e não tem plena consciência de que aquilo realmente pode dar errado, não se importa tanto assim.

Agora outro exemplo, alguém gosta de sair com os amigos, beber socialmente e se divertir rindo com um bom papo flutuando no bem estar do álcool. Porém, nessa noite esse alguém está dirigindo, ele quer beber e dirigir, mas mesmo assim ele prefere tomar um refrigerante e voltar pra casa em segurança. A vontade dele de segurança, de se proteger e proteger outros é maior que a de se divertir um pouco mais, ele tem consciência de que pode se tornar um assassino dirigindo um carro sem estar 100% apto, se importa realmente e AGE de acordo com o que acredita. Isso é ConscientizAÇÃO!
Conscientização move a pessoa a agir mesmo, contrariando até ela mesma se preciso.

Finalmente no caso da cultura. Um suíço abre uma chiclete, segura o papel até achar uma lata de lixo e descarta o papel higienicamente mantendo sua cidade limpa. Acontece que todos a sua volta também sempre fazem isso, a ação sequer comove as pessoas no local, pois é normal, eles foram criados assim. Desde pequeno esse suíço vê todos fazerem isso e passou pelas 3 etapas normalmente, chegando na cultura. É a cultura suíça não sujar as ruas, nesse caso a vontade nem entra em discussão, nem passa pela cabeça dele jogar o lixo no chão. E ai chegamos as ruas limpas finalmente.

Recapitulando relacionando a vontade com as etapas:

Informação: Sei o certo, mas só faço se não atrapalhar minha vontade ou conforto
Conscientização: Sei o certo e FAÇO o certo, minha vontade é o certo ou é maior que a vontade do errado.
Cultura: Nem vontade tenho mais, faz parte do meu padrão de moral fazer o certo, é psicologicamente mais forte a menos que eu lute contra o certo.

É claro que temos também a estaca zero que é a ignorância e fica atrás da informação. Melhor ter a informação do que nada, mas será que só o primeiro passo é o suficiente? Do quê depende essa e outras etapas?

Informação depende do governo, mídia, família, amigos e da curiosidade. (geralmente isso é feito pela facilidade)
Conscientização depende da informação e da AÇÃO da pessoa individual, ela deve querer ter a conscientização e agir individualmente para isso. (mobilizar pessoas é uma ação individual que atinge outros, mas ainda assim individual)
Cultura depende da conscientização de todos durante anos, é extremamente difícil mas não impossivel, em alguns lugares é feita.

O fato é que as pessoas em geral param na primeira etapa e não vão adiante, gerando assim a pergunta do dia pra vocês leitores:
Quanto você se esforça pela sua conscientização? ela só depende de você.

Ciao!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Modinhas..


Olá a todos,

Mais de uma semana sem postar! Sabíamos que cedo ou tarde isso aconteceria.
Bom, não faz mal, o que importa é que hoje quero escrever e vai ser pra minha sobrinha Bruna.

Ela pediu o assunto e eu enrolei todo esse tempo. Então "here we goooo...."

Primariamente digo que nem toda moda é ruim, mas em geral a moda é péssima. Algo simples que foi moda por muito tempo e eu gosto são os Ramones e algo que eu amo que foi moda é o Nirvana.(assim como gosto de Evanescence, de jeans, etc..)

Mas as modas em geral são sim muito ruins, não digo a moda fashion que passa na TV, disso eu não entendo nada, mas falo sobre as modas musicais e de estilos que formam o modo de vida de jovens. (pareci um velho falando agora)

Para algo virar moda precisa de alguns elementos, ser fácil, novo(ou quase), grudento e ser muito, mas muito divulgado. Pronto! Criada uma moda teen.

Ser fácil!
A moda de estilo e música não pode ser muito complexa, senão não vende. Os acordes devem ser simples e repetitivos, as roupas devem chamar atenção e ser fáceis de conseguir, não precisam ser de fato músicos e sim ter um produtor musical e um visual. Por fim, use uma ideologia barata atual de algum folhetim de Capricho.

Novo! (ou quase isso)
A moda é sempre inovadora, caótica, amada pelos que participam e odiada pelos que se recusam a gostar de algo tão denegrido. Mas será que é tão inovadora assim? dizem que a moda volta sempre ao mesmo lugar e eu concordo plenamente. Vamos pegar algo atual. Por exemplo a transição dos emos para os coloridos: (na  verdade os emos caíram num balde de tinta radioativa e sorriram, mas o QI continua o mesmo)
Os emos eram apenas uma mistura de coisas realmente antigas, o hardcore foi melancolizado, o visual misturou punk+dark metal+grunge+gótico e a depressão gótica evidente. A diferença é que os emos já não tinham base ideológica nenhuma. Então eles ficaram coloridos! Bom, agora é novo né? Vejam essas bandas coloridas:
 

Tá parecendo um jogo dos 7 erros né? Ambos felizes, cores que doem nos olhos, ambos estouraram e tocavam a cada 5 minutos em todo santo lugar irritando a todos. A diferença deles? 30 anos!
Sim, 30 anos separam o mesmo do mesmo. No fim, a moda é sempre mais do mesmo.

Esse foi só um exemplo, se ir mais a fundo encontramos muitos outros casos parecidos.

Grudento!
Moda que é moda é chata! Todo o tempo você olha em volta e vê novos ETs, até descobrir que é uma nova moda, se indignar, irritar e enjoar daquilo. A musica da moda é aquela que toca num Uno Mille com um som mais pesado que o própio carro tocando no ultimo volume a maldita música. Nem precisa tocar a música muitas vezes, uma vez é o suficiente pra ela dar voltar na sua cabeça durante uma semana sem parar, nem precisa olhar sempre um estilo bizarro, o primeiro colorido que você vê te choca durante toda sua vida; mas mesmo assim insistem e tocar sempre as mesmas músicas e todos fazem questão de mostrar seu "estilo". Até os que gostam acabam enjoando e se irritando, somando o enjoo dos que gostam ao ódio dos que não gostam, é tempo de acabar com essa moda e criar uma próxima igualmente ruim.

Divulgação!
Twitter, blogs, vlogs, facebook, Caldeirão do Huck, Faustão, Domingo Legal, Sabado Ilegal, Hebe, Oprah, Youtube, Legendários, Programa do Jô, Igreja, Jesus Cristo, amigos, Pop-Ups, Spammers, Orkut, Ratinho, Melhor do Brasil, Raúl Gil, Gugu, TODO MUNDOOOOOO!!! TODO MUNDO DIVULGANDO ESSA MERDA!! Luan Santana faz 22 shows por mês!
Meu deus, ter as costas quentes é pré-requisito pra ser uma moda de sucesso, senão nunca vai chegar a esse patamar.
Mas enfim, pra finalizar o post, fica uma pergunta séria a todos vocês.
Se alguém te oferecesse fama, muuuuito dinheiro e tudo mais que você quiser só para você fazer isso: Se vestir ridiculamente, "cantar"(playback) algo que não é seu e fazer shows cansativos durante um ano pelo país. Você faria? Eu faria...
Então o problema é com quem? com os "artistas"? Com os produtores? Ou será que é com você mesmo?
Adios amigos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu e o Blog


Olá a todos,

Tudo certinho com vocês? Comigo tá tudo ótimo.

Eu estava vendo o meu blog, o que escrevo e o que vocês observam e vi que as poucas vezes que falei coisas mais pessoais o blog bombou. Querem saber de mim, não tem problema, eu falo =)

Hoje será sobre eu e o blog.
Como perceberam eu escrevo de um jeito bem estranho e amo usar palavras diferentes, o fato é q eu amo sinônimos, não gosto de usar uma palavra duas ou mais vezes na mesma frase ou parágrafo.
Eu estou realmente gostando de escrever, acho que aos poucos estou me desenvolvendo, apesar do último post ter sido mal escrito(minha opinião), o que é uma pena, a música foi meu assunto favorito.
O post sobre democracia foi o que eu mais gostei, o de 22 anos o que eu mais me emocionei e o vazio foi o mais interno de todos.

É bem provável que eu repita alguns assuntos mais pra frente, é só eu perder a preguiça de explicar melhor algumas coisas que penso.

Mas enfim, agora sobre mim, estou tendo uns dias bem legais.
O trabalho está bem e meu esforço parece estar sendo reconhecido, criei um blog(novidade) e estou adorando escrever nele e estou me divertindo quase todos os dias.

Ah, voltei a jogar videogame \o/ Pra quem não sabe sempre fui viciado  em games e comprei um play2 da minha linda amiga Yan. (preciso de um memory card urgentemente, sobrando um tempinho eu compro).
Desculpe meu pc, vou passar menos tempo jogando Age of Empires e Pokemon em vc, prefrio God of War, Guitar Hero e Wild Arms

Também conheci gente nova, sexta foi um dia que fui num lugar conhecendo bem apenas uma pessoa e dei muita risada com pessoas que conheci(e reconheci) na hora, hehehehe.
Uma dessas pessoas também é blogger, é a Lud que mora aqui perto de casa, segue o link: http://guarda-chuvaroxo.blogspot.com/

Falando em bloggers, não deixem de ver também o blog da minha querida e amada cunhada Anne: http://anne-impressoesdeumagarotacomum.blogspot.com/

Mudando de assunto, meu deus, como tá frio em Curitiba! O cidadezinha amaldiçoada no clima hein?
Acordar cedo nesse frio é parecido como caminhar no corredor da morte, você faz de tudo pra não fazer, sabe que o enorme desconforto ali(levantando da cama ou caminhando no corredor) não é nada comparado ao inferno que te espera (o vento gelado da manhã ou a cadeira elétrica), mas mesmo assim.. você TEM que fazer.
Bom, ainda bem que tenho uns filmes economizados pra assistir debaixo dos cobertores tomando um nescau bem quente nesse frio.
Segue a receita da melhor bebida pra se fazer de manhã quando se tem tempo(eu nunca tenho): jogue duas colheres de sopa de Toddy numa caneca, uma colher de café instantâneo e jogue o leite QUASE fervendo na caneca, não deixe ferver o leite hein? E pronto! Beba e se sinta quentinho nos próximos minutos.

Bom, é isso pessoal, um post bem tranquilo e calmo.

Adios e comentem né?

domingo, 15 de maio de 2011

Música!

Olá a todos,

Provavelmente esse será o meu mais longo post e com mais imagens. Também não é pra menos, tem zilhões de imagens legais no google sobre música e é um assunto enorme e muito subjetivo.
Como eu sou um cara objetivo apaixonado pela subjetividade, amo musica!(e mulheres também)

Não sei se isso acontece com vocês também, mas já perceberam como ela nos desliga do real? Parece que um ritmo bem elaborado cria a colisão entre o consciente e o inconsciente. Eu digo isso quando falo de musica de verdade, as musicas "boas" que tiveram gênios da arte pra desenvolvê-las. Pagode, Axé, Sertanejo, Funk e qualquer estilo muito popular estão fora disso, embora eles sejam musicas também e movem sentimentos e lembranças em muitas pessoas.

É muito difícil responder totalmente quando alguém me pergunta "que musica você gosta?", não tenho resposta definida pra isso, se eu disser heavy metal, vou estar mentindo, não gosto APENAS desse estilo e nem de TODO esse estilo. Eu gosto de um pouco de cada estilo, gosto da transição do hard rock pro heavy metal e não gosto do "nu metal" por exemplo. (calma, peguei o heavy metal só por exemplo).

Acho que no fundo não gosto tanto dos estilos, gosto das bandas, e elas se perdem em muitos estilos: Heavy metal, grunge, trance, minimal, progressive, clássica, hard rock, MPB, alternative rock, indie rock e algumas bandas que não se encaixam em nada. O fato que gosto das musicas mais marteladas, mais suadas a nascer desses estilos.
Nascimento de uma música


Acho incrível o poder de criação dos verdadeiros músicos, o modo como unem coisas tão diversas mesclando talvez com sua vida pessoal para apenas se expressar, criando assim essa magia que move outras pessoas através da música. Artistas que jogam um ritmo inicialmente sem sentido que embala junto com uma letra tocante criando um som psicodélico.
(Amo música psicodélica, e não falo só da eletronica, The Doors pra mim foram os pais da música psicodélica.)
Ou outras vezes, esses poços de criatividade criam músicas que nos animam a dançar, pular, passar horas a fio sentindo a musica guiar o nosso corpo, musicas da liberdade. Musicas com guitarras e baterias intensas que batem em nossa cabeça e nos fazem gritar o refrão e socar o ar.
Também tem as mais famosas, as musicas romanticas, lentas e muito mais  líricas. Musicas onde quem toca o ritmo é essencialmente o vocalista de joga um toque mais humano em notas mais altas que contrastem com as mais baixas.
O fato é que pra mim, o nascimento de uma música é quase divino, a música é de longe a mais bela das artes.

Um dia no Facebook do meu antigo professor de literatura mostrou um video de um típico gênio da criatividade ensinando a arte de juntar coisas diferentes para criar o novo, segue o video de Tom Zé: >>>>>










 A Música Boa!
  
Musica boa não é ouvida, é sentida!

A música boa é bem relativa, obviamente existem zilhões de músicas ótimas que nunca ouvi e/ou que não me agradam, mas ainda são boas.  Respeito profundamente alguns estilos que não me agradam(Rap, samba, italianas, etc..)
Pra uma música ser boa precisa de textura, profundidade e ter alguém que decifre ela nos ouvidos.
É nessa relatividade que é criada a infinidade dessa arte, desde que existe vida humana e até deixar de existir, haverá musica pra nos embalar!



 Sentimentos na música!


Ou cantada e gritada!

Criar uma música com sentimento não deveria ser uma opção, deveria ser obrigação. Não é a toa que as melhores musicas são tocadas ao vivo pelos grandes artistas, num estúdio 90% da emoção não é gravada, em um trabalho sistemático e repetitivo perde-se muito da essência do que é musica, que é a emoção transmitida na arte. A emoção que digo não é necessariamente romântico, longe disso, é toda e qualquer emoção passada pelo artista e decifrada pelo ouvinte, a música é uma transferência de sentimento sem fio entre pessoas. É mais do que conversas ou toques, é uma gravação do estado emocional de alguém que qualquer um pode sentir junto com um pouco de tempo e concentração. Mesmo que a musica seja em uma língua desconhecida, podemos senti-la perfeitamente. Sentimentos de raiva, paixão, tristeza, alegria, calma, euforia, saudades, etc... todos transmitidos pela musica, onde o artista mostra qual bom é em transmitir isso ao vivo.
Alguns exemplos são: Steve Harris, Jimmy Hendrix, Kurt Cobain,  Julian Casablancas(imagem abaixo), Jimmy Page, Jim Morrison, etc..


Enfim pessoal, a música é indescritível, espero que tenham gostado da minha "tentativa" de mostrar a minha visão sobre a musica. Eu amei escrever esse post.

Adios amigos!


sábado, 14 de maio de 2011

Vazio


Olá a todos,

Bom, como vocês viram, na primeira semana do blog eu postava quase todos os dias e até fez um sucessinho em relação a visualizações. Mas eu achei que estava postando demais, então decidi postar todas as terças, quintas e domingos.
Acontece que como postei na segunda passada, quis pular a terça e ir direto pra quinta, mas quando chegou a quinta-feira eu tava sem vontade nenhuma de postar e não postei. Na sexta nem pude postar mesmo.
Resultado, tive apenas 20 visualizações essa semana, hehehehehe, mas não tem problema, meu objetivo nunca foi ter muitas visualizações, embora elas realmente me animem a  postar mais.

Mas isso só me lembra o fato que sou péssimamente organizado, não sei lidar com horários e programações semanais, sempre fui assim. Então vou voltar a postar quando meu dedo coçar a digitar (como aconteceu terça e quarta). Juro pra vocês que não vou dar desculpinhas de que estou sem tempo pra postar, uma postagem demora no máximo meia hora e todo mundo tem esse tempo por dia, mas digo que vão ter dias que não vou ter saco pra postar mesmo.

Essa imagem que escolhi é só pra dizer que totalmente vazio de assunto pra postar hoje, nem eu gostei muito da imagem mas foi a única mais ou menos parecida com o que queria falar hoje.
No fim das contas, o vazio de assunto se tornou o própio assunto, e vamos lá:

Bom, como devem saber nossa mente nunca pára, nunca mesmo, e se estou vazio de assunto é porque hoje minha mente está indo longe em muitas coisas e vagando sem objetivo nenhum. O vazio da nossa mente é como o vazio do universo, nossa mente é infinita e viajando por toda essa vastidão de nada encontramos os mais espetaculares astros nunca antes imaginados.
Nesse meu vazio estou aqui zanzando pela internet lendo blogs, tumblrs, twitters e ouvindo musicas que normalmente eu nunca ouviria(nas musicas não gostei de nenhuma). No fim de tudo isso, só descubro ainda mais o que tá tirando minha concentração a algum tempo e não me deixo admitir e nem entendo direito como lidar com isso, mesmo porque não é algo dependente exclusivamente de mim.
Ah, esse vazio que me preenche do passado, que me faz tentar interpretar cada ação ou momento e no fim não deixa eu acreditar na própia interpretação.
Esse "como seria se.." que me faz deitar na cama e passar horas divagando nos meus própios pensamentos como se a vida fosse um filme em que eu sou o diretor, o escritor e o protagonista. Filme sem começo nem fim que a mesma cena é feita e refeita, torcemos pra que se torne real mas nunca acontece...  no fim, a vida real só flui normalmente por ela mesma e só nos resta escolher o otimismo ou pessimismo pra encará-la.

Sim, hoje estou nostálgico.

O fato é que o vazio existe tanto quanto o infinito, os dois são praticamente iguais: Inimagináveis, caóticos, imensos, interpretáveis, frágeis e todos nós sentimos eles embora não podemos prová-los totalmente.

Bom, obrigado quem leu, aposto que poucos entenderam mas não importa é só um desabafo de um maluco como eu.
Mesmo não entendendo o que significa pra mim vocês podem se identificar com o post, como dito no ultimo post, palavras as vezes atingem outras pessoas e causam outras reações. Caso isso aconteça, fico feliz =)

Até mais...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sobre a primeira semana do blog..

Olá a todos!!

Em tom comemorativo forma-se hoje uma semana oficial do Palavras Voando! \o/
O primeiro post não conta, afinal o segundo post foi o oficial e a partir dele comecei a postar no twitter e no facebook as atualizações do blog.

Logo, hoje tem uma semana de blog e até agora 102 visualizações!
Eu pensava que iam ter umas 20 visualizações no máximo mas tem 102 =)
Não é muito mas eu considero um número alto pelo tom mais sério, confuso e chato do blog. Obrigado você que apertou F5 100 vezes no meu blog.

Aliás, confusão deveria ser o segundo nome desse blog devido aos fatos:
1- Eu sempre corto o assunto no meio pra parar de escrever pro post não ser kilométrico.
2- 90% do que penso em escrever eu esqueço e surgem outras coisas pra escrever.
3- O assunto nunca é planejado, simplesmente é o que me surge no dia.
4- Acabo divergindo o ponto central do post, faço umas conexões e acabo não voltando.
5- O post nunca tem inicio, meio e fim bem definidos, é sempre um monte de frases jogadas e cabe ao leitor garimpar isso.

Logo, realmente tenho muito o que melhorar e vou, prometo. Época do ensino médio eu me tornei bom em redações após tomar muitas notas vermelhas na cabeça, parece que perdi a prática, mas relax, vou retomar.

Mas a idéia principal do blog atingiu seu objetivo inicial, me faz muito bem escrever aqui. Eu falo o que quero e como quero, posso ter um raciocínio indo longe nele sem preocupação e me preocupo mais com o modo como organizo as idéias.

Agora vou explicar o por quê do nome Palavras Voando.
As palavras simplesmente saem aos montes de todos os lugares: As vezes voltam as vezes não; as vezes tem poder, mas só quando são valorizadas quando chega ao seu destino, mas na maioria das vezes só voam pro infinito do esquecimento; as vezes voam e chegam com mais força no endereço errado, muitas vezes modificadas no percurso; as vezes se somam sincronizadamente formando um tornado de palavras e frases causando polêmica; voam como o pó no vento que impregna em enormes estruturas. Minhas palavras são só mais palavras no vento. Incontrolável vento que leva as palavras o tempo todo sem rumo certo e sem poder ser controlado por nada.
O vento sou eu, mas também é você e qualquer pessoa que tem o dom da fala. Incontrolável humano que nem se conhece e nem sabe como o que sai da própria boca forma outros humanos a sua volta, assim como o vento e o pó desenham montanhas em todas as formas na sorte de uma roleta russa.


Agora "curiosidades":
1- A idéia do blog sempre tive mas era só um cisto inativo na minha cabeça, em um dia de tédio eu disse: "ah, vou fazer um blog" (meu primeiro post)
2- O nome inicial do blog seria "Palavras ao Vento" mas tem milhões de blogs com esse nome que eu achava tão original, fui testando nomes semelhantes e surgiu esse. (o nome atual tem bem mais a ver com o blog como tido antes)
3- Eu planejava postar só umas 2 ou 3 vezes por semana, tá sendo quase todo dia porque viciei nisso, desculpem.
4- A maioria das coisas que vou criticar no blog pode ser uma crítica pra mim mesmo, embora são coisas que fiz e não costumo fazer. (No bairrismo fiz isso)

Bom, é isso, obrigado a todos que estão lendo. Vou tentar segurar um pouco o número de posts pra vocês não serem atropelados por zilhões de posts enormes.
Ah, e parem de frescura e comentem ok? Mesmo que não me conheça, afinal, tenho bem menos seguidores no twitter e facebook do que leitores aqui, sinta-se a vontade mesmo não me conhecendo. Opine, discorde, concorde, xingue, faça o que quiser, é ótimo ter um retorno.

Gracias e adios amigos.

domingo, 8 de maio de 2011

22 anos...


Olá a todos,

Enfim, ontem completei 22 anos de vida. Pela primeira vez me sinto com minha idade real, sempre me sentia mais novo do que realmente era mas parece que esse ano está um pouco diferente. Mentalmente nunca me senti mais novo ou velho, e sim sempre diferente, agora fisicamente sempre me senti mais novo e mais disposto. Agora infelizmente me sinto velho

Estou acordando cedo no fim de semana sem precisar(isso é horrível), tenho ainda menos paciência e planejo mais o futuro. Leio mais.

Descobri que de fato não tenho mais uma infinidade de amigos como anos atrás mas sei agora que poucas pessoas são mais do que suficiente pra nos completar se elas são amadas por nós. Isso me torna muito menos baladeiro e muito mais família, humano e sensível.(mas ainda sim macho rapá! Hahaha)
Sou menos inconsequente. Resultado = Me divirto menos, me alegro mais. (procurem no dicionário a diferença de diversão e alegria)

Aproveitando esse post ser sobre algo mais pessoal meu, quero já anexar uns ótimos acontecimentos que aconteceram de um mês pra cá. Fui jogando assuntos aqui no blog não falei de coisas super legais. Na verdade fui me preparando pra falar sobre coisas a minha volta.
Em abril dormiram aqui em casa minha irmã Virgínia e minha sobrinha Bruna, as duas atualmente moram na Irlanda e estavam passeando por aqui. É indescritível dizer como mexeu com a família toda a presença das duas aqui em Curitiba, só faltou o Victor(o único irlandês de verdade) aqui pra fechar a família Ellis aqui em casa e matar 100% nossa saudade.
É incrível como saudade é algo que se intensifica quando finalmente vemos pessoas amadas que estavam longe, faz com que a gente queira que o tempo não passe e nunca chegue o dia da partida. Infelizmente esse dia chega.

Clique no vídeo e entre no clima...

Nesse mês passado observei como minha família é enorme e interessante. Juntou todos meus parentes de primeiro grau e senti novamente um irmão mais novo, fazia tempo que não me sentia assim. Na maior parte do tempo minha família são 3(Eu, Sarah e Eduardo), naqueles dias eram 9 (pai, mãe, Virgínia, Bruna, Daniel, Anne, Sarah, Eduardo e eu). A Bruna apesar de não ser de primeiro grau é como se fosse, fomos criados quase como irmãos. Quero agradecer a todos por ajudar a me formar desse jeito meio maluco, tão maluco quanto uma mistura de vocês, todos têm mesmo sangue e mesmo assim todos com suas características tão marcantes e próprias que são ao mesmo tempo iguais e completamente diferentes. Não são a foto de uma família apenas, são pessoas individuais que se somam formando um lindo mosaico familiar.

E ah, sim, os novos membros da família, que não são de primeiro grau mas são super desejados e todos já amam, o de quase 6 meses e o que ainda vai nascer:
Bernardo o Lemes de olho azul que todos, sim, TODOS adoram a simples presença dele, uma beleza incrível, uma personalidade que não poderia ser diferente vinda dos Gulin e dos Lemes, com 6 meses de vida já é super elétrico, ama pessoas e ri com a mesma facilidade que se irrita, hehehehe.
E o filho que Virgínia terá em breve, ainda não decidiram o nome mas já se sabe que é um menino, assim como o Bernardo é amado antes de nascer e muito esperado, o "irishzinho" ou "georgelin" como já apelidado por todos, tou super curioso pra conhecer meu terceiro sobrinho. =)

Enfim, esse mês familiar valeu mais do que o ano todo que completou meus 22 anos. Porque é a família que vale quase tudo que somos durante toda nossa vida.
Um enorme beijos a todos vocês que sempre amei e amarei. Esse post é especialmente pra vocês, embora nada possa pagar o preço de uma formação de caráter e padrões de moral, obrigado por tudo.

Ciao!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Democracia

Olá a todos,

Com muito esforço achei essa imagem no google, será possível que todo mundo ama tanto assim a democracia?

Antes de mais nada agradeço as pessoas que realmente estão lendo o blog. Sério realmente estão me motivando(4 posts em uma semana), obrigado mesmo =)

Ok, vamos ao assunto... Quero inicialmente dizer que hoje em dia a melhor forma de governo é a democracia, não por ela ser boa mas por outras formas de governo serem bem piores (ditaduras, anarquias, comunismo, socialismo, etc..)

Mas sabe como é, não porque é melhor que quer dizer que seja bom, é como escolher o "menos pior" (assim como nas eleições)

Não sei se deu pra entender o que quis dizer, o fato é que não gosto nem um pouco da democracia tanto em sua teoria quanto na sua prática.
Democracia(Demo+Kratos) = Governo do povo. << Isso tem tudo pra dar errado!!!
Como assim Lucas? Um governo do povo não seria DO povo PARA o povo e PELO povo e não melhoraria a condição do povo?

NÃO!

Pelo simples fato que uma pessoa é inteligente e uma massa de pessoas é completamente estúpida.
(???)
Calma, vou exemplificar:
Uma pessoa sem motivo algum espancaria outra pessoa desconhecia por essa pessoa torcer pra outro time? Provavelmente não
Essa mesma pessoa no meio de uma torcida organizada após um certo tempo de convivência espancaria alguém desconhecido só por torcer por outro time? Provavelmente sim.

É isso que quero dizer, quando estamos na adrenalina de um grupo em ação perdemos nossa identidade e nossa capacidade de raciocínio, tomamos atitudes caóticas e justificamos tudo pela paixão do grupo.
O mesmo acontece na democracia, agimos pela paixão nacionalista e gritamos e votamos em pessoas claramente corruptas pelo incentivo do grupo, esse grupo pode ser tanto em "showmícios" quanto em grupos do trabalho, estudo e até mesmo sua família.

O voto é direcionado ao candidato que seu grupo aceita e você não passa vergonha de votar nele.
Ninguém pensa direito em votar, porque se pensasse anularia o voto e veria que a democracia nasceu falida.
Dessa falência uns espertinhos se aproveitam pra subir na vida (políticos), por piores que sejam, têm seus fortes cartéis e conseguem o que querem.

Uma pessoa sozinha é inteligente, esperta e racional apesar de talvez despreparada. O problema é que vivemos em grupo e vendemos nossa identidade e QI para nosso bem estar.

Mas Lucas seu animal, o que melhor que democracia então?
Bom, realmente não tenho solução, mas imagino algo como um governo nascido do saber.
Talvez "Sofiacracia"(Sofhia+Kratos) = Governo da sabedoria

Seria algo como um MEGA processo seletivo que contaria inclusive a infancia do candidato, algo que pudesse provar conhecimentos profundos sobre: geopolítica, liderança, diplomacia, visão holística,etc... Além de provas reais de honestidade e humanitarismo. Claro que os avaliadores deveriam passar por processos tão difíceis quanto. (Se perguntar o que é geopolítica pro Lula ele pensa que é um novo partido)

Mas enfim, isso é só viagem da minha cabeça também, o fato é que democracia é apenas mais uma coisa super pop que é uma porcaria, provavelmente porcarias pop aparecerão em um post brevemente futuro meu.

Obrigado por lerem =)

Adios amigos!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Relembrando o Clássico..


Olá a todos,

Óbvio que eu ia falar desse jogo né? Só faltava a faísca no barril de pólvora.
Quem me conhece sabe que sou um palmeirense louco desde que me conheço como Lucas.

E lá vai meu primeiro post futebolísco (quem sabe terça-feira vire o dia do futebol aqui no Palavras Voando)
Ah, se você não gosta de futebol, sinta-se livre pra não ler meu post e leia algum mais interessante, eu sei que fanatismo por time é ridículo. Mas fazer o quê? É o meu mal.

Enfim, hoje na hora do almoço tinham duas pessoas falando sobre o clássico dérbi desse domingo, um corinthiano e um atléticano. O atléticano apesar de ser atléticano até que parecia entender de futebol e o corinthiano era típico.

Obviamente TIVE que entrar no assunto, mas por incrível que pareça, não me exaltei dessa vez, mas mesmo assim a conversa chamou atenção de todos, o corinthiano parecia meio descontrolado.

Ok, pra quem não assistiu o jogo, Corinthians venceu o Palmeiras nos penaltis e enfrenta o Santos na final.
Vamos aos fatos, quem entende de futebol sabe que o palmeiras foi superior com léguas de distancia devido à tais coisas:
1- Valdívia e  Cicinho lesionados no primeiro tempo(O melhor jogador e o melhor lateral do time)
2- Danilo expulso
3- Felipão expulso
4- Devido as lesões duas substituições queimadas.

Mesmo assim o Palmeiras jogou melhor que o Corinthians com um a menos.

Obviamente os erros de arbitragem me irritaram bastante, mas eu fiquei feliz no jogo e extremamente orgulhoso, sério! Poucas vezes vi meu time assim, em extrema desvantagem e jogando com tanta raça, tão bem, o Corinthians tinha o jogo e o árbitro na mão e não conseguia jogar.

Agora o que realmente me irritou foi o pós jogo, a Globo principalmente.
Discutiram tanto que acabaram "inocentando" o árbitro PC Oliveira. Vamos relembrar o erro CRASSO da expulsão do Danilo, foi um carrinho FRONTAL no meio de campo NA BOLA e em seguida OS DOIS JOGADORES deixaram a perna pra machucar o adversário. Pra mim os 2 deviam tomar um amarelo, mas para os comentaristas os 2 deviam ser expulsos, enfim, os 2 mereciam o mesmo. Afinal, cartões sendo amarelos ou não, não lance de falta, mas sim maldade de ambos que forçaram uma colisão perigosa.

Teve muita polêmica esse jogo, e a mídia claramente jogou panos quentes em cima. A Globo pra variar deu nojo, o que foi aquele post do globoesporte.com?? Quem lê aquilo pensa que o árbitro tava ótimo, que tudo aconteceu graças aos ânimos do clássico.. AH VÁ SE FUDER! Qualquer um que tenha visto o jogo sabe que deveriam falar horas dos erros de arbitragem e da raça palmeirense contra a apatia corinthiana.
Quem acha que estou sendo totalmente tendencioso, saibam que na primeira fase do paulista eu concordo que o Corinthians jogou muito mais que o Palmeiras, sou palmeirense mas não sou cínico.

Ok, mas acabou, o que importa pra mim é que agora eu acredito no elenco do meu time e que vamos longe com essa raça, técnica e tática. Que venha o Coxa! Mesmo com o Palmeiras desfalcado podemos enfrentar o imbatível Coritiba 2011 desde que lutemos em campo assim como lutamos nesse domingo.

Ciao!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bairrismo


Olá a todos.

Com muita confusão escrevo meu segundo post, pretendo organizar melhor esse blog tendo dias específicos para cada coisa, afinal tenho zilhões de acontecimentos que se eu postar diariamente isso vira um diário.

Hoje vou falar sobre uma coisa que realmente me incomoda, o maldito bairrismo.
Pra quem não sabe, o bairrismo é a mania imbecil de defender com seu sangue a região em que você nasceu e/ou mora. O bairrismo é como um nacionalismo mais concentrado(também sou contra o nacionalismo).

É incrível a insistência de algumas pessoas em querer provar que sua cidade ou estado é melhor que o resto do país, sendo que melhorando sua região automaticamente melhora o país e vice-versa. Esse orgulho estúpido de um pedaço de terra na qual você pisa em cima não faz sentido nenhum pra mim, é só mais um modo de se fechar em um grupo de pessoas fracas mentalmente que sai gritando em nome de uma bandeira colorida pra se sentir bem.

Eu sei, todos pensam nos gaúchos quando se toca nesse assunto, por isso escolhi uma imagem que nem fala deles. Os gaúchos são sim em geral muito bairristas, mas nós curitibanos também somos.
Porque temos que torcer necessariamente pro Atlético_PR ou pro Coritiba por exemplo?(tadinho do Paraná)
O bairrismo Rio-SP também parece muito forte assim como o pernambucano. Mas em quê especificamente isso ajuda?
Ouvi várias vezes essa frase: "esse povo é muito chato, mas admito que admiro o modo como eles valorizam a região deles" E DAÍ? Talvez se pessoas fossem valorizadas como um todo nós nunca teríamos uma visão tão obtusa a ponto de apenas amar o que está em nossa volta.
Se sua região é boa, ótimo, aproveite isso e principalmente se preocupe com regiões que não estão tão bem assim. Encher a boca e dizer "nós somos melhores nisso e naquilo" não te torna melhor, apenas você vai parecer um arrogante e vai expor sua ignorância.

O que me irrita é essa mania de divisão, um segmentarismo sempre malévolo que serve apenas pra gerar discussões eternas e sem objetivo. Na verdade, quanto mais sua mente expande, mais a região de sua preocupação expande também, não somos cariocas, gaúchos, curitibanos ou brasileiros... SOMOS TERRÁQUEOS!

Que fique claro, amo minha cidade, gosto do meu país, mas adoraria conhecer mais lugares e crescer entre muitas culturas. Regiões são belas, cidades são belas e culturas são indecifráveis, mas tomar tais coisas como um estandarte comparando com defeitos de outros lugares é uma estupidez totalmente descartável.(a qual já pratiquei)

Como toda coisa estúpida no mundo, o bairrismo sempre terá milhões de adeptos.

Adios amigos. =)