segunda-feira, 5 de março de 2012

Sofrimento


Olá a todos,

Lá se vai um post escrito na minha insônia dessa madrugada.

No último post eu disse que ia falar do sofrimento, quando eu disse que perco muita felicidade e principalmente o sofrimento que é quase sagrado.

Digo que sinto falta do sofrimento pelo valor que ele pode ter. Obviamente uma vida de sofrimento não é algo muito desejável, mas sofrer intensamente faz bem sim, muito bem.

Sem o sofrimento não existe felicidade, para definir o bom como bom, preciso do mau para ter uma comparação, um contraste.

O sofrimento é um ótimo elemento causador da evolução mental. Usando a dor de modo correto podemos modificar o que está errado em nós para viver melhor futuramente, diferente do bem que esconde todos os nossos problemas.

Devemos sentir o bem, mas não devemos deixar que isso nos cegue, a vida não é tão boa assim, devemos ter plena consciência disso. Um dia o mal vai acontecer e se não tivermos preparados podermos cair em um abismo. Isso é a profunda decepção.
Ex: Seus pais vão morrer.

Quando eu comecei esse blog eu falei que temos várias balanças na vida e temos que procurar o equilíbrio nelas. Tá ai mais uma, sofrimento e felicidade.

Essas são duas drogas que devem ser usadas com moderação, ambas são muito viciantes e ambas são necessárias para viver.

Sim, o sofrimento é tão bom quanto a felicidade a ponto de ser extremamente viciante. O sofrimento nos remete muitas vezes a apreciar melhor as artes e a vida de modo geral. Mas o vício dele é bem preocupante.
As vezes não nos damos conta, mas muitas pessoas a nossa volta são viciadas no sofrimento.
As pessoas se sentem tão vivas sofrendo, é um sentimento tão intenso.. que revivem aquilo que as fizeram sofrer o tempo todo pra ter essa sensação. Problema é que fazer isso demais normalmente vai criar alguma doença psicológica.

Mas Lucas, por que você diz que sente tanta falta do sofrimento?

Bom, devo admitir que percebo um certo vício meu na felicidade. Essa minha habilidade de interpretar meu sentimento e anular ou incentivar ele me faz fugir muito do sofrimento.

Eu queria evoluir mais, sofrer mais e assim remeter a melhores pensamentos, pensamentos mais coesos. Mas quando a dor surge, aproveito um pouquinho o gostinho dela e descarto, não guardo tanto quanto deveria. Preciso de mais coragem pra segurar o sofrimento em mim, já sei o valor do sofrimento, só falta perder o medo de sentir ele.

Não quero cair em nenhum abismo.
Tenho medo de cair no abismo do sofrer e ser um buraco na vida das pessoas a minha volta, me odiar.
Não quero o abismo escuro da felicidade, a cegueira, a ignorância e a superficialidade. (estou mais perto desse ultimamente)

Mas enfim meus caros, coisas ruins vão acontecer na minha vida. Vou me decepcionar, vou sentir a dor.
Torçam por mim, pra que eu aproveite bem esses momentos assim como aproveito os momentos bons, que eu não descarte eles tão facilmente e nem me vicie na sensação que eles podem me trazer.

Até o próximo post.

Ciao!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário