sábado, 11 de fevereiro de 2012

Solidão.



Olá a todos,

Novamente vou cortar esse papo de que faz tempo que não posto nada. Vamos pro assunto?

O que é solidão? É estar sozinho? É gostar de alguém e não ser correspondido?

É isso mesmo que define alguém solitário?

Desculpe, mas gostar de alguém e não ser correspondido pra mim é simplesmente platonismo, o vício no sofrimento. O sofrer é simplesmente o investimento emocional que se faz em algo que te desagrada, essa adrenalina da dor é viciante e também pode ser boa até certo ponto.
Acontece que podemos simplesmente não ter esse platonismo por preferir a reciprocidade. Tudo isso não tem nada a ver com solidão, afinal, nesse caso está envolvido com alguém de um modo ou de outro, é o oposto a solidão.

Então a solidão é estar sozinho?

Bem, estar sozinho ajuda muito a ter solidão, mas não é o que a define.
É muito comum algumas pessoas viverem sozinhas e não serem solitárias, no caso essas pessoas amam e isso elimina a solidão. De algum modo também estão envolvidas com outras pessoas.

Agora tá bem mais fácil definir solidão né?
Solidão é o não amar, é o não se envolver com as pessoas. Não é um sentimento, é uma situação.

Entendendo melhor o é e o que leva a ter os sentimentos por outra pessoa cria  uma barreira para se envolver com os outros, essa barreira se não for quebrada nos remete a viver solitários. Acontece que essa barreira é boa, é saudável, nos protege do vício do sofrer. (sofrer também é bom, o ruim é o vício)

Acontece que devemos ter capacidade de ultrapassar essa barreira quando nos for conveniente. Não ter ela é perigoso e não pular ela é bem preocupante. Se tivermos a barreira do entendimento sentimental de um modo que não possamos controlá-la, viveríamos quase como psicopatas, totalmente indiferentes as pessoas a nossa volta. Temos que nos arriscar de vez em quando, adrenalina é uma droga boa, desde que seja controlada.

Então assim como não existe o bem e o mal, que é tudo questão de interpretação, a solidão não é ruim, também não é boa. Bom mesmo é manter ela de modo conveniente a nós. Ela não é necessária, pode ser muito bem descartada, como na maioria das vezes é, mas é um recurso bem interessante nessa arte de viver.

Então aproveitem a sua solidão, ou não.

Obrigado por lerem.

Ciao!!




2 comentários:

  1. Então eu entendi de seu post que você se sinta soazinho por um amor não correspondido?
    Eu também infelizmente!
    Esperamos encontrar alguém melhor em breve!
    Boa sorte!Ciao! =)

    ResponderExcluir
  2. Bem na verdade, é justamente o oposto. Eu não me sinto sozinho e não tenho um amor não correspondido... Simplesmente não amo romanticamente ninguém. A solidão romântica no caso se aplica 100% a mim e estou bem assim. Mas por outro lado tenho amor por família, amigos, animais e humanidade.

    ResponderExcluir